sexta-feira, 27 de julho de 2012

Segunda Nota - Propósitos



Aplicar-me-ei em cumprir uma regra de vida e propósitos, próximo do colocado por Santo Antônio Maria Claret, que seguem:
“Jesus e Maria são todo o meu amparo e guia, e os modelos que me proponho seguir e imitar. 
Lembrar-me-ei das palavras do Apóstolo escrevendo a Timóteo; ‘Cuida de ti mesmo e da doutrina’” (1 Tim. 4,16)
Cada mês terei um dia de retiro espiritual.
Procurarei confessar-me toda semana.
“Jejuarei três dias por semana, a saber, quarta, sexta e sábado, e em alguns dias me absterei de sobremesas.” 
Lembrar-me diariamente dos sofrimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Praticarei a mansidão. 
“A experiência diz que vale mais fazer menos coisas com mansidão do que fazer mais coisas precipitadamente e com aborrecimento, pois as pessoas se desedificam ao presenciar tais atitudes, e por isso tenho feito o propósito de jamais enfadar-me, nem de me queixar de coisa alguma. Serei sempre amável com todos, mesmo para com aqueles que me são incômodos.
Pedirei continuamente a Deus Nosso Senhor que faça que eu o conheça e o torne conhecido, que o ame e o torne amado, que o sirva e faça que o sirvam. Direi:
– Senhor, se Vós quereis servir-vos de mim para a conversão dos pecadores, etc. eis-me aqui.”
Máximas que me propus guardar:
Comer pouco e trabalhar mais.
Dormir o suficiente e rezar mais.
Falar pouco e aceitar amorosamente todos os sofrimentos.
“Agirei em tudo com retidão de intenção, com atenção e com força de vontade para fazer bem todas as coisas.
Pedirei a Maria Santíssima uma caridade abrasada e uma perfeita união com Deus, humildade profundíssima e desejos de desprezos.”