quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

283ª Nota - Que é Sociedade Civil?


A SOCIEDADE CIVIL
A sociedade familiar é a primeira de todas, cronológica e logicamente, e todas as outras sociedades civis são, de qualquer forma, a ela subordinadas, no sentido de que estão normalmente ordenadas ao bem material e moral da família.

NATUREZA DA SOCIEDADE CIVIL
Origem da sociedade civil
a) O estado social é natural ao homemA sociedade, considerada em si mesma, e não em certas modalidades que lhe são acidentais, é resultado da natureza. O homem, com efeito, é eminentemente sociável. Está sujeito a mil necessidades diversas, igualmente imperiosas, de ordem física, intelectual e moral, que não podem encontrar sua plena satisfação a não ser na sociedade e pela sociedade. Além disso, ele procura instintiva e reflexivamente a companhia de seus semelhantes, comunica-lhes suas alegrias e suas tristezas. Toda perfeição humana também se acha, por sua vez, ligada ao estado social: fora de qualquer sociedade, não há senão esterilidade, degradação e morte.

b) Teorias do contrato social Hobbes e J. J. Rousseau sustentaram teorias, segundo as quais a sociedade seria efeito de uma convenção ou de um contrato entre os indivíduos. Para o primeiro, em sua obra Leviatã, a humanidade encontrava-se originalmente num estado de anarquia e de guerra; este estado é natural aos homens. Para remediar os males que ele traz, os homens decidiram viver em sociedade e abdicar de seus direitos individuais, deixando-os nas mãos de um déspota; Rousseau, em sua obra O Contrato Social, sustenta que a humanidade, nas suas origens e naturalmente, se encontrava num estado em que o homem, deixando à sua livre natureza, foi bom e pacífico. A instituição social, produto de uma convenção entre os indivíduos, teve como resultado corromper o homem, ensinando-lhe o egoísmo e a injustiça.

Estas teorias são igualmente contrárias aos melhores fatos estabelecidos e a tudo quanto sabemos sobre a natureza humana. O homem, efetivamente, é um ser social por natureza, devido mesmo a sua fragilidade original e suas necessidades; ele faz parte, necessariamente, de uma sociedade doméstica, que se alarga naturalmente em clã, tribo ou Estado por associação das famílias. Por mais que se recue às origens humanas, verifica-se sempre a existência de uma sociedade civil, mesmo rudimentar. Quanto a dizer que o homem é bom por natureza e que a sociedade o corrompe, há aí uma visão utópica, que a experiência de forma alguma justifica.

O fim da sociedade – Podem-se distinguir um fim principal e um fim secundário, que resulta do primeiro:
a) Fim principal – O fim próprio e dominante da sociedade civil, que é, essencialmente, uma sociedade temporal, não pode ser outro senão a felicidade desta vida, a sua felicidade, e, conseqüentemente, a felicidade de seus membros, pois a felicidade da sociedade se compõe, afinal, das felicidades individuais, de sua soma, de alguma forma, e, melhor, ainda, de seu conjunto.
O homem não é feito, portanto, para a sociedade ou o Estado como o professam certas doutrinas políticas modernas, que divinizam o Estado e a ele subordinam todas as atividades individuais. É a sociedade que é feita para a pessoa humana, a fim de lhe ajudar a cumprir seu destino, que é de ordem moral e espiritual.

b) Fim secundário – A sociedade tem por fim, então, não somente a prosperidade e a felicidade materiais de seus membros, mas, ainda, embora secundariamente, seu bem moral e espiritual. Este fim decorre do primeiro, porque não existe felicidade digna deste nome sem a virtude, e a prosperidade material da cidade terrestre só se pode estabelecer e durar pelas virtudes individuais de seus membros.

Os aspectos da sociedade civil – A sociedade civil pode ser encarada sob o aspecto econômico ou sob o aspecto político O ponto-de-vista econômico se refere à produção, circulação e distribuição das riquezas e dá nascimento ao que se chama a questão social. O ponto-de-vista político se refere ao governo dos membros da sociedade, em função do bem comum.

(Extraído do Curso de Filosofia – Régis Jolivet)