sábado, 24 de fevereiro de 2018

356ª Nota - Ferir duramente os que erram, para salvá-los.




SANTA CATARINA DE SIENA

De uma carta escrita, durante o Grande Cisma do Ocidente, a três altos Prelados italianos que se haviam passado para a facção do falso Papa levantado em Avignon, depois de terem prestado obediência a Urbano VI, legitimamente eleito em Roma:
Ai, ai de mim, até onde vos fez chegar não terdes seguido com virtude a vossa dignidade! Vós fostes postos a alimentar-vos ao peito da Santa Igreja: como flores neste jardim, para que lançásseis um perfume de virtude; fostes postos como lâmpada no candelabro para dar luz aos fiéis cristãos e dilatar a Fé. Bem sabeis se tendes feito aquilo para que fostes criados. Decerto não, porque o amor próprio não vo-lo fez conhecer; porque em verdade fostes postos neste jardim só para fortificar e dar luz e exemplos de boa e santa vida. Se a tivésseis conhecido, tê-la-eis amado e vestido desta doce verdade, E onde está a gratidão que deveis ter a esta Esposa que vos alimentou ao seu peito? Não vejo outra coisa senão ingratidão: a qual ingratidão disseca a fonte da piedade.
Quem me disse que sois ingratos, vis e mercenários? A perseguição que vós, com os outros, fizestes a esta Esposa, na ocasião em que devíeis ser-Lhe escudo e resistir aos golpes da heresia. Apesar desta, sabeis e conheceis a verdade, que o Papa Urbano VI é o verdadeiro Papa, Sumo Pontífice eleito de modo regular e não por temor, verdadeiramente mais por inspiração divina que por indústria humana. E assim o anunciastes a nós: o que era verdade. Agora voltastes as costas, como cavaleiros vis e miseráveis: a vossa sombra fez-vos medo. Afastastes-vos da verdade que fortifica e encostastes-vos à mentira que enfraquece a alma e o corpo, privando-vos da graça espiritual e temporal. Qual a razão disto? A peçonha do amor próprio que envenenou o mundo. Ele é tal que a vós, colunas, tornou-vos mais fracos que a palha. Não sois flores que lançam perfume, mas mau cheiro que empesta o mundo todo. Não lâmpadas postas em um candelabro, de tal modo que dilatásseis a fé, mas luz escondida debaixo do alqueire da soberba; não procedeis como dilatadores, mas contaminadores da Fé; lançais trevas para vós e para os outros. Fostes escolhidos, como anjos terrestres, para nos libertar do demônio do inferno, e recebestes o encargo angélico de conduzir as ovelhas à obediência da Santa Igreja; e no entanto quereis o oficio dos demônios. Quereis dar-nos o mal que tendes em vós, tirando-nos da obediência a Cristo na terra (o Papa) e induzindo-nos à obediência ao Anticristo, membro do diabo; e vós sereis como ele, enquanto estiverdes nesta heresia.
Esta não é cegueira da ignorância, isto é, que venha da ignorância; não que vos tenha sido apresentada uma coisa por outra. Não: porque vós sabeis qual é a verdade e no-la anunciastes, e não nós a vós. Oh! como sois loucos! Vós que nos destes a verdade e quereis saborear a mentira... (digo-vos isso sem reverência alguma, porque estais privados da reverência)... Podereis dizer-me: "Por que não acreditais? Nós sabemos melhor a verdade... do que vós". E eu vos respondo que vós mesmos me tendes já mostrado que estais afastados da verdade em muitas coisas; e que não devo vos dar credito quando dizeis que o Papa Urbano VI não é o Papa verdadeiro. Se me volto para o principio de vossa vida, não a vejo tão santa e tão boa que vos afasteis, com consciência, de mentir. E quem me mostra a vossa vida pouca ordenada? O veneno da heresia...
* * *
Ai insensatos, dignos de mil mortes! Como cegos, não vedes o vosso mal; e chegastes a tanta confusão que a vós mesmos vos fizestes mentirosos e idólatras. Ainda que fosse verdadeiro (que não é: confesso e não o nego ser o Papa Urbano VI o verdadeiro Papa), mas se fosse verdadeiro aquele que dizeis, não teríeis vós mentido quando no-lo indicastes como Sumo Pontífice que ele é? E não lhe teríeis vós feito reverência falsamente, adorando-o como Cristo na terra? E não seríeis simoníacos ao obter dele graças e ao usá-las ilicitamente? Sim, agora elegeram o anti-papa e vós juntamente com eles: no ato e no aspecto, tendes mostrado assim, porfiando por encontrar-vos aqui quando os demônios encarnados elegeram o demônio.
...Admitamos que talvez tenhais feito menos mal que os outros na vossa intenção, no entanto fizestes mal juntamente com os outros. E que posso dizer? Posso dizer que quem não é pela verdade é contra a verdade: quem então não esteve com o Cristo na terra, o Papa Urbano VI, esteve contra ele. E por isso digo-vos que vós, juntamente com o anti-papa, fizestes mal; posso dizer que foi eleito um membro do diabo: porque, se fosse membro de Cristo, antes teria eleito a morte do que consentido em tão grande mal, porque ele sabe bem a verdade e não pode desculpar-se por ignorância. Ora todos estes erros tendes cometido em favor deste demônio, isto é: confessá-lo Papa (e não é assim a verdade), e fazer reverência a quem não deveis. Estais afastados da luz e ides para as trevas; saístes da verdade e chegastes à mentira. Para qualquer lado que me volte, não encontro senão mentiras. Sois merecedores de castigo: o qual castigo eu vos digo em verdade (e dele descarrego a minha consciência) cairá sobre vós, se não voltardes à obediência com uma humildade verdadeira.
* * *
Oh miséria em cima de miséria! oh cegueira em cima de cegueira, que não deixa ver o seu mal, nem os prejuízos que traz para a alma e para o corpo! Porque, se o vísseis, não vos teríeis afastado da verdade assim tão insensatamente, com um temor servil, apaixonados, como soberbos e pessoas habituadas, ao seu bel prazer, aos gozos e deleites humanos... O último fruto nascido de vós, que traz morte, mostra-nos que árvores sois; e que a vossa árvore está plantada na terra da soberba, que sai do vosso amor próprio que vos tirou a luz da razão.
... Reconhecei as vossas culpas, para que vos possais humilhar e compreender a infinita bondade de Deus, que não mandou à terra que vos engolisse, nem aos animais que vos devorassem; antes vos dá tempo para que possais corrigir a vossa alma. Se não o reconhecerdes, o que vos tem sido dado como graça se tornará em um grande castigo. Porém, se quiserdes voltar ao redil e alimentar-vos da verdade ao peito da Esposa de Cristo, sereis recebidos com misericórdia por Cristo no céu e por Cristo na terra, não obstante a iniqüidade que cometestes...
* * *
Não vos parecerá duro se vos firo com as palavras que o amor da vossa salvação me fez escrever. Mais vos feriria de viva voz, se Deus mo permitisse. Seja feita a Sua vontade. E aliás merecei antes os fatos que as palavras. Acabo e não digo mais; que, se eu seguisse minha vontade, não pararia: tanto a minha alma está cheia de dor e de tristeza por ver tanta cegueira naqueles que foram escolhidos para luz, não como cordeiros que se alimentam do cibo da honra de Deus salvação das almas e reforma da Santa Igreja, mas como ladrões roubam a honra que devem dar a Deus e dão-na a eles mesmos e como lobos devoram as ovelhas: do que tenho grande tristeza.