quinta-feira, 24 de novembro de 2016

271ª Nota - Utilização das igrejas conciliares



Terribilis est locus iste: Hic domus Dei est, et port cæl: Et vocabitur aula Dei (Gen. 28, 17) 
Intróito da Missa de Dedicação de uma Igreja

As peregrinações da FSSPX feitas em santuários foi uma oportunidade para alguns tomarem consciência de uma evidente e trágica perda do sentido do sagrado no seio da obra de Monsenhor Lefebvre.  No passado, os quatro bispos da FSSPX estiveram na basílica de São Pio X, ao pé de um “Cristo” moderno de metal e de um altar conciliar. Isto nos permite perguntar se podemos utilizar as igrejas conciliares, evidentemente profanadas? Queremos pensar que os superiores da FSSPX não consideram esta atitude como secundária e sem importância.

Em 2005, no santuário de Lourdes, houve um concerto de rock e missa nova na igreja Santa Bernadete! O Distrito da França (FSSPX), em seguida, fez uma declaração na qual pedia que “este ato profano fosse denunciado”, acrescentando que, de acordo com vários artigos da lei canônica, “a injúria deve ser reparada” antes da celebração de um novo culto litúrgico.

Portanto, a FSSPX reconheceu a profanação realizada e afirmou a necessidade de realizar um ato de reparação, uma “cerimônia de reconciliação”, antes de celebrar um novo culto litúrgico.

Infelizmente essas grandes lições canônicas (*) que a FSSPX deu aos conciliares não foram seguidas por ela mesma, já que celebrou várias missas nesta igreja Santa Bernadete profanada, especialmente durante a peregrinação de Cristo-Rei de 2007, como também por ocasião da peregrinação de todas as escolas dominicanas de Fanjeaux, nos dias 30 e 31 de maio com o padre Simoulin! Nesta ocasião, a pseudoigreja Santa Bernadete foi dividida em duas partes por uma divisória de estuque. De um lado, havia missa da Fraternidade, e do outro, os encontros modernistas com música eletrônica de fundo. Durante estes dois dias, o altar foi utilizado pela Fraternidade e pelos modernistas conciliares! Todos esses escândalos aos olhos de centenas de alunos das escolas dominicanas!
(página não encontrada?!)

E o pior, a Direção da FSSPX insiste em celebrar a santa missa nestes lugares profanados. Dom Lefebvre jamais organizou algo assim! Ele sabia o porquê. 

Uma igreja é profanada, entre outras causas, quando afetada pelo uso profano e sacrílego. Aliás, quando profanada uma igreja, até que tenha sido reconciliada, o seu uso é proibido para celebrar missas, administrar sacramentos, etc. Apesar de todos os sacrilégios em santuários (missas ímpias, cerimônias ecumênicas, concertos de rock, cultos heterodoxos, etc), os fieis da FSSPX estão se acostumando a frequentar tais lugares de maneira quase indiferente. Todas estas basílicas, todos estes altares e sacrários foram profanados, e não houve quaisquer reconciliações.

(*) CODE DE 1917: "Can. 1172 § 1 : Une église est profanée par les actes énumérés ci-dessous, pourvu qu'ils soient certains, notoires et aient été posés dans l'église : (...) 3° Les usages impies ou sordides auxquels l'église a été affectée."