sexta-feira, 21 de julho de 2017

310ª Nota - Paróquia, Escola Católica, Família e Corporações


A Paróquia é para a vida da aldeia e da cidade o que é o coração para a vida do homem. Ela é “Casa de Deus e Porta do Céu”; o lugar do sacrifício, da oração, do batismo, do sermão sagrado. Quando entramos na igreja, sentimos a presença de Deus, porém, ao caminhar por suas naves, revivemos a oração dos antigos.

A irmã gêmea da paróquia é a Escola Católica. Nossos antepassados, sob a direção da Igreja, junto ao altar, ao púlpito e à pia batismal, aprenderam a ler, a escrever e a contar, do mesmo modo que se iniciaram nos trabalhos do campo e da indústria. Ou se mantém a escola no espírito da Igreja, ou ela se degenera, convertendo-se em um laboratório do mal.

O Lugar Cristão, a santidade familiar, é o lugar de onde as gerações aliviam outras, geram e formam os cidadãos do Céu. A Família é uma fortaleza de um poder insuperável, se sua porta se comunica com a paróquia e a escola confessional.

As Corporações Católicas santificam a pena do trabalho, combinam as forças dos obreiros e empresários, socorrem as necessidades de uns e outros.

Nestas quatro fortalezas, nestes “campos de batalha” vivemos, velamos e combatemos até que cheguemos ao Campo Santo, Lugar de Repouso, Terreno imenso de Deus, de onde as gerações passadas esperam que ressoe sobre elas a Trombeta do Juízo Final.

Sobre a cinza de nossos queridos mortos sobrevoa a lembrança daquelas quatro pilastras de santidade. O altar da igreja, a cátedra da escola confessional, o abrigo do lugar cristão e as corporações clamam incessantemente do mundo dos defuntos até o mundo dos vivos: vós, nossos netos, não vos esqueçais da mensagem das gerações que os antecederam; mantende firmes em vossas fortalezas. Qualquer que seja o dilúvio que inunde a terra, mantende como guardiões da firmeza inquebrantável da Paróquia, da Escola, do Lugar Cristão e das Corporações.

(Fragmento extraído de um texto postado pelo blogue RadioCristiandad)