terça-feira, 13 de dezembro de 2016

277ª Nota - Caminho da Santidade


Valendo-nos do simbolismo noturno, podemos distinguir no itinerário místico ou ascensão do Monte do Carmo, tal qual o delineou São João da Cruz, seis etapas principais, compreendidas entre dois dias: o dia terrestre do cristão comum, esclarecido pela luz dos sentidos, da razão e da fé; o dia celeste do cristão plenamente divinizado que, no lume da glória, contempla Deus face a face. Entre esses dois extremos de luz, estende-se a longa noite mística.

1º OCASO – É a fase da purificação ativa. A alma “principiante”,  – a saber, o cristão fervoroso – cega e enoitece, na medida do possível, sensibilidade e espírito. Todavia não consegue libertar-se do seu modo humano de sentir e pensar em relação a Deus (oração discursiva, devoção sensível, etc). Mortifica-se em tudo, com indefessa tenacidade. Sem encontrar-se ainda na noite escura, não está em plena luz do dia; é o entardecer.

2º CREPÚSCULO – Purificação “passiva” dos sentidos. Deus investe a alma atacando primeiro a sensibilidade. Por entre grande e penosa aridez, desponta a contemplação infusa, maneira sobre-humana de atingir a Deus. Ainda não é noite fechada, pois que as trevas atingem apenas a sensibilidade e não ainda, propriamente, o espírito.

3º NOITE SERENA – A contemplação se faz menos dolorosa e mais intensa; a alma experimenta Deus sem vê-lo. Descanso; interlúdio; embora no horizonte se adensem os sinais da próxima borrasca.

4º NOITE TEMPESTUOSA – A contemplação se processa nas mais espessas trevas. Noite do espírito, a saber: purificação “passiva” e completa – psicológica e moral – de todo o psiquismo. Grandes sofrimentos; tentações; trabalhos de toda sorte.

5º ALVA – Serenada a borrasca, clareiam as sombras, e raios de fina luz começam a dissipar as trevas. Irrompe na alma o divino Amor. Desponsório espiritual.

6º AURORA – Chegada ao cume do Monte. A alma é transformada em amor. Não é ainda o pleno dia sobrenatural que só refulgirá na visão facial da eternidade, mas ele já desponta e a alma já o antegosta: apenas um tênue véu separa-a do seu Deus.  

(O Itinerário Místico de São João da Cruz, Pe. M. Teixeira-Leite Penido, 1954)