1.
ASPECTO FÍSICO
a)
Formosura e majestade do rosto
Antes de mais nada, a primeira coisa que
chama a atenção e parece irresistível é a sua formosura, a impressionante
nobreza, a serena majestade, a simples e agradável grandeza desse rosto, ao
mesmo tempo que seu realismo trágico. Os malfeitores jamais apresentam traços
semelhantes. O rosto do homem reflete sua alma.
“Rosto
de serena e indizível beleza e de uma majestade realmente sobre-humana”,
conforme o escritor Daniel Rops. “Rosto que inspira amor”, diz o cardeal
Michele Pellegrino. “A imagem é de uma veracidade que espanta... Mais do que
uma imagem, é uma presença”, acrescenta o conhecido poeta Paul Claudel.
O professor Tamburelli, depois de haver
eliminado com seu microcomputador os elementos estranhos e acessórios do rosto...
“Não podemos deixar de destacar a beleza da imagem obtida... superior a
qualquer obra de arte! Esperamos que esta imagem possa inspirar as obras
artísticas do futuro” (Actas II Congr. Int., p. 183).
Os mesmos resultados haviam sido obtidos
pelos investigadores da NASA. “Descobrimos uma imagem eletrônica de
extraordinária beleza do corpo (do homem do Sudário)” (E. Jumper e J. Jackson,
La Gazzetta..., p. 38, (...)
b)
Antropometria
Em primeiro lugar, vejamos sua estatura.
As medidas propostas são diversas. Em geral, oscilam entre 1,78 e 1,83m (...)
(...) Barbet concorda: “O lençol nos mostra
um homem de 1,80m, com uma esplêndida anatomia” (La Pass., p. 188) (...)
Vejamos as conclusões sumamente
interessantes a que chegou (Dr.) Judica, em seu profundo estudo:
“Todas as referências se orientam no
sentido ‘normotípico’, com massa física superior à média. Portanto (o homem
sindônico) pode ser classificado entre os ‘normótipos’... Portanto, num exame
superficial de todos os dados anteriormente expostos, vemos aparecer diante de
nós um homem antropometricamente perfeito, extraordinário em toda a sua
imponente formosura: uma beleza que transcende das suaves linhas do rosto,
apesar de essas linhas estarem alteradas pelas numerosas e profundas lesões com
que está marcado. Ao lado dessa beleza fisionômica, delineia-se também uma
beleza de perfeição corporal superior em mais de 8, na massa somática, à
proporção do homem médio. De fato, o que vemos diante de nós é um homem de
estatura alta, mesocéfalo e com crânio retilíneo, levemente voltado para baixo:
com grandes pomos faciais ligeiramente salientes; linhas do tronco e das
extremidades bastante harmoniosas; proporcionado de maneira escultural, tanto
no comprimento como na largura: em suma, um normótipo (L’Uomo della S. ..., p,
58), cujos principais atributos são a força e a virilidade e uma vida
vegetativa e relacionada com um desenvolvimento harmônico superior à média.”
c)
Proporção somática
Os tratadistas de arte estabelecem
módulos ou medidas fixas que, multiplicadas por um número exato de vezes, dão a
medida ideal das várias partes do corpo. (...)
Hynek diz: “Do ponto de vista
artístico, não se pode deixar de dizer que as dimensões do corpo da Síndone
ostentam exatamente a regra de ouro, ou seja, o cânon de beleza clássica,
segundo o qual a medida correspondente à estatura deve corresponder à altura
máxima da cabeça multiplicada por oito” (El aspecto físico..., p. 98). (...)
O Dr. Judica continua: “A um sujeito de
tais características costumam se associar uma pele morena e cabelos escuros”
(L’Uomo..., p.58).
(Manuel
Solé, S.J., O SUDÁRIO DO SENHOR, Sua autenticidade e transcendência, 1983)