sexta-feira, 29 de julho de 2016

232º Nota - O Homem do Santo Sudário



1. ASPECTO FÍSICO

a) Formosura e majestade do rosto

Antes de mais nada, a primeira coisa que chama a atenção e parece irresistível é a sua formosura, a impressionante nobreza, a serena majestade, a simples e agradável grandeza desse rosto, ao mesmo tempo que seu realismo trágico. Os malfeitores jamais apresentam traços semelhantes. O rosto do homem reflete sua alma.

“Rosto de serena e indizível beleza e de uma majestade realmente sobre-humana”, conforme o escritor Daniel Rops. “Rosto que inspira amor”, diz o cardeal Michele Pellegrino. “A imagem é de uma veracidade que espanta... Mais do que uma imagem, é uma presença”, acrescenta o conhecido poeta Paul Claudel.

O professor Tamburelli, depois de haver eliminado com seu microcomputador os elementos estranhos e acessórios do rosto... “Não podemos deixar de destacar a beleza da imagem obtida... superior a qualquer obra de arte! Esperamos que esta imagem possa inspirar as obras artísticas do futuro” (Actas II Congr. Int., p. 183).

Os mesmos resultados haviam sido obtidos pelos investigadores da NASA. “Descobrimos uma imagem eletrônica de extraordinária beleza do corpo (do homem do Sudário)” (E. Jumper e J. Jackson, La Gazzetta..., p. 38, (...)

b) Antropometria

Em primeiro lugar, vejamos sua estatura. As medidas propostas são diversas. Em geral, oscilam entre 1,78 e 1,83m (...)

(...) Barbet concorda: “O lençol nos mostra um homem de 1,80m, com uma esplêndida anatomia” (La Pass., p. 188) (...) 

Vejamos as conclusões sumamente interessantes a que chegou (Dr.) Judica, em seu profundo estudo:

“Todas as referências se orientam no sentido ‘normotípico’, com massa física superior à média. Portanto (o homem sindônico) pode ser classificado entre os ‘normótipos’... Portanto, num exame superficial de todos os dados anteriormente expostos, vemos aparecer diante de nós um homem antropometricamente perfeito, extraordinário em toda a sua imponente formosura: uma beleza que transcende das suaves linhas do rosto, apesar de essas linhas estarem alteradas pelas numerosas e profundas lesões com que está marcado. Ao lado dessa beleza fisionômica, delineia-se também uma beleza de perfeição corporal superior em mais de 8, na massa somática, à proporção do homem médio. De fato, o que vemos diante de nós é um homem de estatura alta, mesocéfalo e com crânio retilíneo, levemente voltado para baixo: com grandes pomos faciais ligeiramente salientes; linhas do tronco e das extremidades bastante harmoniosas; proporcionado de maneira escultural, tanto no comprimento como na largura: em suma, um normótipo (L’Uomo della S. ..., p, 58), cujos principais atributos são a força e a virilidade e uma vida vegetativa e relacionada com um desenvolvimento harmônico superior à média.”

c) Proporção somática

Os tratadistas de arte estabelecem módulos ou medidas fixas que, multiplicadas por um número exato de vezes, dão a medida ideal das várias partes do corpo. (...)

Hynek diz:  “Do ponto de vista artístico, não se pode deixar de dizer que as dimensões do corpo da Síndone ostentam exatamente a regra de ouro, ou seja, o cânon de beleza clássica, segundo o qual a medida correspondente à estatura deve corresponder à altura máxima da cabeça multiplicada por oito” (El aspecto físico..., p. 98). (...)

O Dr. Judica continua: “A um sujeito de tais características costumam se associar uma pele morena e cabelos escuros” (L’Uomo..., p.58).

(Manuel Solé, S.J., O SUDÁRIO DO SENHOR, Sua autenticidade e transcendência, 1983)