sábado, 20 de outubro de 2018

405ª Nota - Senso Católico na Arquitetura



VALORES MATERIAIS E ESPIRITUAIS
Pode haver, numa obra de arquitetura moderna, a representação de qualidades que são valores positivos, tais como a força, a segurança, a riqueza. A existência de tais qualidades, porém, de maneira nenhuma liberta esse estilo do mau espírito que lhe é inerente.
Poderíamos, a par disso, enumerar algumas virtudes que a arquitetura moderna nunca sabe exprimir, como, por exemplo, a majestade, a graça, a sublimidade, a gloria.
Através dessas enumerações, constatamos que há uma ordem de valores que a arquitetura moderna sabe exprimir, e outra que ela é incapaz de fazê-lo. Os primeiros são valores materiais, e os outros são espirituais. Somente estes últimos são aptos a referir a obra de arte às perfeições de Deus. E é na medida em que existe essa relação que uma obra arquitetônica é aceitável. Aguardando a oportunidade em que esta folha tratará de maneira mais profunda do conceito de arte católica, queremos acenar aqui com a idéia de que uma arte — a arquitetura, no caso — pode ser católica ou não.

ARTE DIRIGIDA
As principais correntes da arquitetura moderna são inequivocamente materialistas, e é sob esse aspecto que tal arquitetura deve ser rejeitada. Se ela conseguiu se difundir e impor nos dias de hoje, é porque o mundo atual não está preparado espiritualmente para repeli-la.
Mas, por si só, isso não lhe explicaria o êxito. Toda alma tem, ao lado das más tendências que resultaram do pecado original, aspirações elevadas que a impelem para Deus. Para que alguém se decida entre um caminho e outro, é necessário, na maior parte das vezes, um impulso externo.
No caso da arquitetura, são os arquitetos que dão esse impulso. Formados, tantos deles, em escolas de orientação materialista, procuram de todas as maneiras se impor como os «donos do negócio». Em todo o mundo a lei lhes reserva, em caráter de exclusividade, o direito de conceber obras arquitetônicas.
Ao leigo, mesmo quando dotado de real talento e sensibilidade artística, não restará, em última análise, senão o direito de contemplar os trabalhos projetados por aqueles que têm diploma.
Note-se que não censuramos que se reserve aos arquitetos a parte técnica de um projeto. Mas não podemos compreender porque se há de lhes atribuir exclusivamente no que diz respeito à concepção de sua parte estética. Este privilégio é que serve, na maioria das vezes, para impor ao público aberrações que afastam o homem de Deus porque não sabem representar valores relacionados com as perfeições divinas.

ALGUMAS OBJEÇÕES
Chegamos agora à parte crítica deste nosso trabalho. Depois de negarmos valor espiritual a essa arquitetura moderna, é natural que o leitor espere indicações acerca do estilo ou dos estilos que devem ter as obras arquitetônicas nos dias de hoje.
Responderemos que há diversos estilos, atualmente em desuso — como era de se esperar — que correspondem a ideais espirituais mais elevados ou menos, e que por isso são perfeitamente aceitáveis. Alguém dirá que o românico, o gótico, o renascentista, o neoclássico, o colonial americano, o colonial brasileiro — todos eles comportam múltiplas subdivisões dos nossos contemporâneos. Concordamos em que estão fora de moda, porque raramente se encontra quem escolha um deles para construir sua residência. Também concedemos que eles não contentam os anseios representados por certas doutrinas sociais e políticas infelizmente predominantes em nossos dias; mas não é, evidentemente, a católicos que esse argumento irá impressionar.
Outro argumento dos defensores da arquitetura moderna é o de que aos materiais de construção ultimamente inventados ou descobertos deve corresponder uma nova forma de expressão arquitetônica, da mesma maneira como os estilos antigos eram fruto da carência de materiais tecnicamente capazes de formar em um conjunto mais evoluído. O argumento colheria se se provasse que os «conjuntos mais evoluídos» são necessários, e que é indispensável aproveitar os recursos técnicos que os novos materiais vieram trazem à engenharia. Pois não se admite que a inspiração artística se obrigue ao aproveitamento de artifícios de que ela não tem necessidade para manifestar-se plenamente.
Uma terceira objeção, e essa é mais séria: uma arquitetura católica não pode limitar-se a copiar e repetir as obras de outras épocas, mesmo quando elas atingiram grande elevação. Concordamos inteiramente, mas redarguimos que, nesse terreno artístico como em outros, só é possível progredir quando se parte de resultados positivos já obtidos, e que é explorando esses resultados que se consegue uma originalidade realmente valiosa.

O CAMINHO A SEGUIR
Estamos convencidos de que nessa arte, e não só nela, só se poderá produzir algo inteiramente novo e de valor, quando uma parte considerável da humanidade passar a viver de acordo com o Evangelho. Ademais, uma escola artística necessita de ambiente para se formar. E uma das maneiras de se obter esse ambiente é fomentar a cópia e a repetição de obras que contenham valores espirituais verdadeiros, capazes de, transformados, catalisar o aparecimento de um novo estilo arquitetônico católico. E então a arquitetura voltará a contribuir para a salvação das almas.
(Celso da Costa Carvalho Vidigal)